A cerimônia de posse dos desembargadores aconteceu na quinta-feira (03/11) no TJES. Foto: Arquivo TJES / Divulgação

O Sindioficiais-ES, representado pelo presidente Paulo Sérgio Torres Meinicke, prestigiou a cerimônia de posse dos desembargadores Sérgio Ricardo de Souza e Raimundo Siqueira Ribeiro, nesta quinta-feira (03/11). A sessão solene aconteceu no Salão Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) e teve a participação de profissionais do Judiciário, autoridades e familiares dos novos componentes da mais alta Corte de Justiça do estado.

O desembargador Sérgio Ricardo de Souza foi promovido ao cargo pelo critério de merecimento. Ele assume a vaga que foi deixada pelo desembargador Ronaldo Gonçalves de Sousa. Já o desembargador Raimundo Siqueira Ribeiro teve o nome aprovado por unanimidade, pelo critério de antiguidade. Ele tomou posse da vaga antes ocupada pelo desembargador Ney Batista Coutinho. A escolha foi realizada em uma sessão ocorrida no dia 30 de setembro.

A cerimônia foi iniciada pelo presidente do TJES, desembargador Fabio Clem de Oliveira e os novos desembargadores conduzidos ao salão pelo decano da Corte, desembargador Adalto Dias Tristão e pela mais nova desembargadora do TJES, Marianne Júdice de Mattos. Após o Hino Nacional e o Hino do Espírito Santo serem executados pela Banda da Polícia Militar, os empossados prestaram o compromisso legal para exercício do cargo de desembargador do Tribunal e receberam o Colar do Mérito Judiciário, mais alta honraria que é conferida a autoridades (nacionais ou estrangeiras) por méritos e relevantes serviços prestados à justiça ou à cultura jurídica.

O novo desembargador homenageado, Sérgio Ricardo de Souza, agradeceu a todos que tem caminhado com ele, bem como à família e ao colegiado presente no pleno do Tribunal, pela escolha do nome dele para ocupar o cargo. “Meus agradecimentos aos amigos que ajudaram ou torceram para a concretização dessa conquista, em especial aos que cerraram fileiras em minha atuação associativa e em escolas da magistratura em nível local e nacional e aos magistrados, não só deste estado, mas de diversos ramos e graus do Poder Judiciário nacional com os quais convivi durante todos os anos que atuei em Brasília”, ressaltou ele, que também mencionou o preconceito racial vivenciado quando advogou no início da carreira.

O empossado Sérgio Ricardo, igualmente, destacou os desafios enfrentados. “São inúmeras as dificuldades da nossa longa carreira, mas não superam o prazer de integrar a magistratura brasileira. E, estou pronto para continuar cumprindo os princípios do Código de Ética da Magistratura e somar forças neste colegiado para entregar uma prestação jurisdicional célere, operosa, em linguagem simples e acessível, com a qualidade que a sociedade espera e merece, atento à promoção e à defesa dos direitos humanos e da justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista, democrática e sem preconceitos”.

Além de receber homenagens e discursos elogiosos de algumas das autoridades que compuseram a mesa de honra e prestigiaram o evento, os desembargadores recordaram suas trajetórias, enfatizando a gratidão a todas as pessoas que ao longo de suas carreiras, fizeram e fazem parte das jornadas deles. Agradeceram a todos os funcionárias e funcionárias do Tribunal, desde o diretor-geral até a pessoa mais humilde, bem como recordaram momentos marcantes e de felicidade em suas caminhadas pelo Poder Judiciário.

Para conferir a repercussão completa da cerimônia de posse dos novos desembargadores prestigiada pelo Sindioficiais-ES, acesse a matéria divulgada pelo TJES. Clique aqui

Fortaleça sua categoria juntos somos mais fortes!